quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia 11 de Agosto - Dia do Pendura

“Garçom, tire a conta da mesa e ponha um sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de agosto!"

Sabemos que o dia 11 de agosto possui várias comemorações, dentre elas: o dia do advogado, o dia dos cursos jurídicos, o dia do estudantes e o dia do pendura!  Mas, como assim, dia do pendura? Isso mesmo!


Todo dia 11 de agosto é dia de festa para os acadêmicos de Direito no Brasil. Isso se deve porque é nessa data que se comemora a criação dos Cursos Jurídicos no país (por Dom Pedro II) e, por conseqüência, o Dia do Advogado. 


É nesta data que os estudantes de Direito resolvem comemorar, relembrando uma tradição de mais de 170 anos e que é uma dor de cabeça para os donos de bares e restaurantes brasileiros.


O Dia do Pendura! Segundo a tradição, no dia 11 de agosto, em respeito à profissão do advogado, os proprietários de estabelecimentos alimentícios convidavam os advogados e acadêmicos de Direito para comemorar a data em seus bares e restaurantes, tudo pago pelos donos dos estabelecimentos.


Assim, os advogados comiam e bebiam por conta da casa e, ao final, discursavam para os presentes no estabelecimento, em retribuição ao convite e à “homenagem”. Com o passar dos anos, os convites dos proprietários foram acabando e os estudantes começaram a se “auto-convidar”. 


Todo 11 de agosto então, estudantes de Direito de todo o país invadem bares e restaurantes, comem, bebem, fazem festa e saem livremente sem pagar, sob a desculpa de comemorar o seu dia.


Alguns donos de bares e restaurantes se recusam a aceitar o calote e chegam a chamar a polícia. Outros oferecem descontos aos futuros advogados, a fim de evitar um prejuízo maior. Há ainda um tipo de “pendura social”, onde o valor da conta dos estudantes (ou parte dele) é doado a instituições beneficentes.


Vale salientar que tudo não passa de uma tradição cômica e interativa, nunca sendo levada em consideração a prática de abuso ou violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário