segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FALTAM 13 DIAS!

Prezados e prezadas, boa noite.

O número "13", geralmente, caminha de mãos dadas com melodramas supersticiosos os mais diversos. Seja por ter angariado êxito em tornar-se popular mediante uma franquia cinematográfica "classe B" ou em função da célebre frase de nosso lobo tetracampeão às vésperas da Copa do Mundo de 1998, tal cardinal sempre é associado a temores...
No entanto, hoje venho lhes dizer que os estudantes componentes deste projeto de extensão, com o vigor que lhes é inerente (pressuposto lógico de um espírito aguerrido/guerreiro), deram, às vésperas do momento maior da democracia brasileira, um passo fundamental em busca do objetivo primordial dos mesmos neste pleito eleitoral de 2010: assistiram todos a uma palestra proferida por ambos os juízes eleitorais de nossa "adorada Mossoró" (sem trocadilhos, por favor). Em comunhão com os acadêmicos-juristas da Universidade Potiguar e da Faculdade Mater Christ, instituição esta que, gentilmente, cedeu seu espaço físico para a realização do evento, os membros da ação extensionista dantes citada puderam conhecer os representantes estatais maiores (e momentâneos) do Direito Eleitoral local e com eles travar debates a fim de esclarecer temas que certamente causarão polêmicas no escrutínio que se avizinha.
Causa sincera alegria observar os olhos daqueles que se dispõem a participar deste ato de solidariedade e amor à democracia, tendo em vista sermos cientes que, em verdade, o "umbiguismo" é o móvel ensejador de quase todas as práticas atinentes ao exercício da práxis eleitoral moderna (leia-se: cabides eleitorais). Ver cerca de 50 (isso mesmo, cinquenta) alunos unidos com o único objetivo de contribuir para a lisura de nosso pleito democrático possui o mesmo efeito que ingerir um elixir de vigor e esperança com relação ao futuro que se aproxima.

É a isso, portanto, que se destina o projeto de extensão "SOCIALIZANDO O DIREITO", ou seja, plantar um espírito guerreiro e nobre no coração de cada um que toma a mesma resolução escolhida pelos jovens que compareceram ao evento há pouco encerrado. Se você também almeja contribuir com aqueles que carecem de maior atenção no que se refere aos conhecimentos jurídicos e democráticos mais essenciais, não hesite em juntar-se a nós.
Como despedida, presenteio-lhes com um belo poema acerca de Ítaca, Cidade-Estado tão reconhecida pelos feitos de seu maior rei, cidadão do qual tenho orgulho de ser homônimo.

Ulisses Reis


Quando você partir, em direção a Ítaca,
que sua jornada seja longa
repleta de aventuras, plena de conhecimento.

Não tema Laestrigones e Cíclopes
nem o furioso Poseidon;
você não irá encontrá-los durante o caminho,
se você não carrega-los em sua alma,
se sua alma não os colocar diante de seus passos.

Espero que sua estrada seja longa.
Que sejam muitas as manhãs de verão,
e que o prazer de ver os primeiros portos
traga uma alegria nunca vista.
Procure visitar os empórios da Fenícia
e recolha o que há de melhor.
Vá as cidades do Egito,
e aprenda com um povo que tem tanto a ensinar.

Não perca Ítaca de vista,
pois chegar lá é o seu destino.
Mas não apresse os seus passos;
é melhor que a jornada demore muitos anos
e seu barco só ancore na ilha
quando você já estiver enriquecido
com o que conheceu no caminho.

Não espere que Ítaca lhe dê mais riquezas.
Ítaca já lhe deu uma bela viagem;
sem Ítaca, você jamais teria partido.
Ela já lhe deu tudo, e nada mais pode lhe dar.

Se, no final, você achar que Ítaca é pobre,
não pense que ela lhe enganou.
Porque você tornou-se um sábio, e viveu uma vida intensa,
e este é o significado de Ítaca.

Konstantinos Kavafis

Um comentário: